sábado, 11 de outubro de 2025

O que é o Círio

Quando ouço alguma pergunta sobre o que é o Círio, alguma parte de mim recebe o desconforto do aperto de precisar colocar esse conceito numa caixa para pertencer a um espaço. Falo sobre amplitude mesmo.

Nos infindáveis registros sobre as procissões que ocorrem durante a quadra nazarena podemos ter a ideia do quanto o Círio é grandioso mas, até a expressão em si, traz um limite conceitual incômodo. 

Círio vai além.

Ao mesmo tempo que as festividades são iniciadas pela palavra, o Círio já está acontecendo no cozimento da maniçoba... antes até: no plantio da maniva, no cultivo da mandioca que antecede a colheita, nas mãos de quem manipula a terra muito antes de nós entendermos o que é t(T)erra.
Passa pela casa preparada para acolher e receber seus afetos, pela demonstração da importância do momento na decoração das ruas e por caminhos percorridos nelas e nas estradas, entre tantas outras vivências. O Círio transpassa o lugar onde começa.

Círio vai muito mais além.

Enquanto a imagem peregrina na berlinda decorada com flores naturais cumpre trajetos de romarias oficiais, muitas outras imagens (muitas mesmo) transformam carros em núcleos de berlinda nas vias que levam a um único destino: o cumprimento de uma promessa. Agora que eu começaria a adentrar na significância do Círio, o destino deste percurso é de cada um e, ao mesmo tempo está em todos. Está em cada manifestação ciriana que somadas não trazem a totalidade do significado do Círio.


Círio vai para uma completude.

Apresentação de cartazes, do manto, Auto do Círio, Círio Fluvial, Vigílias, Moto Romaria, Romaria da Juventude, Trasladação, não dão conta de trazer o entrelaçamento de almas que o Círio proporciona nas emoções que afloram e arrebatam quaisquer incredulidades no mais puro estado de oração ou de compartilhamento de momentos com amigos e parentes, em momentos religiosos ou ditos profanos.

Círio está no todo.

Coloco como exemplo a peregrinação de romeiros de outras cidades onde cada um caminha com suas motivações, seja sozinho, acompanhado ou em grupo s pequenos ou bem grandes com carros-berlindas, e no percurso encontra diversos e variados pontos de cuidados que oferecem água, curativos, alimento, palavras de força e fé. Neste trajeto, a introspecção se manifesta junto com o desconforto do esforço físico de caminhar quilômetros. Aparecem as dores do corpo e da alma que vão se espraiando nas calçadas e ruas asfaltadas. Onde é Círio aqui? Desconheço palavras que definam.

E eu não to falando só de Círio...

Este despalavramento da definição do Círio é o mais perto que chego para conceituá-lo. Choro escrevendo. Fico num estado de emoção plena vivendo-o.
Círio é muito forte pra mim.

Vou continuar estes escritos algum dia. Por agora, vou enxugar minhas lágrimas, pegar minha câmera e me preparar para encontrar uma amiga na Trasladação. Fotografar é um modo particular de Ciriar (um verbo em maiúsculo), de ir para lugares onde o Círio continua acontecendo.

Até mais e Feliz Círio pra gente.